quarta-feira, 12 de maio de 2010

Açaí: uma delícia, mas é preciso ter cuidado!


Hoje bem cedo li no Estadão uma matéria com o resultado de um estudo que já esperava há tempos: "Estudo inédito liderado pela Unicamp comprova suspeita de que polpa preparada sem cuidados de higiene pode realmente causar o mal, que traz problemas cardíacos. Pasteurização elimina protozoário, mas processo ainda não é obrigatório no Brasil."

Depois do caso de transmissão da doença através do caldo de cana no Sul e aumento dos casos no Norte do país, parece que a comunidade cientifíca se sentiu muito motivada em nos dar esta contribuição. Espero que legislação especifica e inspeção adequada sejam desenvolvidas pelos órgãos competentes.

De acordo com os estudos, mesmo que o açaí seja submetido a baixas temperaturas de congelamento (-20ºC), esta não é uma medida de controle eficaz na eliminação do protozoário transmissor da doença (Trypanosoma cruzi). Somente a correta pasteurização - tratamento térmico que envolve aquecimento e rápido resfriamento - que ainda não é obrigatória no Brasil, conseguiria eliminar o microrganismo. Na ausência deste processo, a higienização correta do fruto é fundamental na miminização do risco da contaminação.

O objetivo não é apontar apenas pontos negativos sobre alimentos, mas sim alertá-los para que possam consumi-los adequadamente e desfrutar de todos os seus benefícios.

Eu adoro açaí, a única coisa que vai mudar agora é a escolha dos locais que irei comprá-lo!

Se quiser ver a matéria completa, consulte:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100512/not_imp550481,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário