quarta-feira, 5 de maio de 2010

Por que não devo consumir ovos crus ou mal cozidos?


Não consuma ovos crus ou mal cozidos! Quer saber por que?

Vamos começar pelo agente biológico causador desta orientação, a Salmonella Enterides. Esta é uma poderosa bactéria, um dos tipos mais comuns no mundo, e é transmitida principalmente através dos ovos se consumidos crus ou mal cozidos.

Os efeitos à saúde do individuo contaminado por está bactéria são principalmente a febre, cólicas e diarréia. Mas, se atingir gestantes, crianças, idosos ou imunodeprimidos os efeitos podem ser ainda mais severos, podendo até levar à morte. Os sintomas podem se manifestar de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado.

É importante também não utilizar claras e gemas cruas em coberturas de bolos, doces, maioneses ou outros pratos que serão servidos sem cozimento prévio. Há várias alternativas de preparo dos alimentos com ovos para que sejam seguros.

Na próxima publicação irei descrever outros controles e medidas necessárias à prevenção deste tipo de contaminação, mas a principal você já sabe:  "ovos" apenas fritos, cozidos e devem ser prontamente consumidos!


2 comentários:

  1. Uma dúvida: há países em que os ovos são pasteurizados, né? Nesse caso o consumo cru é possível? BJos!

    ResponderExcluir
  2. Sim. A pasteurização submete o alimento num determinado tempo a altas temparaturas fazendo com que os microrganismos sejam eliminados. Só pra complementar, no Brasil já encontramos ovos pasteurizados. Inclusive no munícipio de São Paulo já existe uma lei obrigando os fabricantes de alimentos à utilizá-los. Obrigada pela sua participação. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir