quarta-feira, 28 de abril de 2010

É preciso treinar!

A dica sobre Boas Praticas de Fabricação (BPF) de hoje é:  invista no treinamento dos seus colaboradores! Colaboradores bem treinados e conscientes são capazes de realizar suas atividades em condições controladas e criando um ambiente de produção higiênico e de qualidade.

Costumo dizer em meus treinamentos uma frase que escutei e nunca mais esqueci, "a educação é um processo que tem início, meio e não tem fim", então não pense que basta um treinamento para tudo estar em conformidade. O treinamento deve ser continuo e adequado a realidade da sua equipe.

Outra dica importante é a escolha da abordagem e do método de apresentação do tema. Você deve utilizar uma abordagem traduzida em exemplos práticos e do dia-a-dia na produção. Faça uma apresentação com fotos, audio, dinâmicas de grupos, placas de cultura de microrganismos, historinhas, simulação de fiscalização ou outras atividades que encurtem o caminho para o aprendizado e conscientização.

Ter BPF em Serviços de Alimentação não é diferencial é regra, conforme legislação definida pela ANVISA - RDC 216 - 15 de setembro de 2005. Mas não se prenda só nisso, afinal implementar as BPF também é uma questão de responsabilidade social, afinal , fornecer uma alimentação de qualidade e segura irá  influenciar diretamente no bem estar das pessoas. E não se esqueça esta pessoa pode ser VOCÊ.

Utilize materiais já desenvolvidos e publicamente ofertados, como por exemplo a cartilha que a ANVISA publicou especificamente para os manipuladores de alimentos. Eu não poderia deixar de dar esta dica!

Só uma coisinha, prefiro usar o termo "colaborador" pelo sentido amplo da palavra, porque "manipulador de alimentos" parece que é a pessoa que manuseia diretamente os alimentos, mas na verdade todas as pessoas que interagem de alguma forma com o ambiente de produção também devem saber a importância das BPF e como suas atividads podem impactar na produção segura dos alimentos. Claro que você deve considerar a criticidade de cada atividade!

Minha intenção é voltar neste tema muitas vezes, pois como CONSUMIDORA, percebo que muitos estabelecimentos de serviços de alimentação nos quais frequento ainda não estão adequados e deixam muito a desejar quanto a aplicação das BPF.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário