sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alimentos orgânicos: qualidade e sustentabilidade

Na hora das compras os produtos orgânicos sempre chamam nossa atenção, normalmente apresentam características sensoriais muito atrativas, como por exemplo a cor, o cheiro e a textura. Mas porque são chamados "orgânicos"? Logo pensamos que é para deixá-los mais caros.

Na tentativa de minimizar estas dúvidas, resolvi editar este texto. Pretendo ser tão breve quanto esclarecedora.

Produtos orgânicos são aqueles cujos processos produtivos são baseados em princípios agroecológicos, que envolvem o uso adequado do solo, água, ar e todos os aspectos culturais e sociais das pessoas e comunidade envolvida.

Substâncias que possam impactar na preservação da saúde humana e meio ambiente não fazem parte do processo produtivo dos orgânicos. Apenas fertilizantes naturais são utilizados. Agrotóxicos e produtos trangênicos não são utilizados.

Em função do manejo diferenciado dos orgânicos, seja de origem animal ou vegetal, estes produtos se tornam mais saborosos e saúdaveis. E ainda trazem em sua concepção o desenvolvimento sustentável, motivos estes que podem ser decisivos no momento de levá-los à mesa. Mas, antes de comprar cheque se possuem o selo de produto orgânico.

Alguns cuidados são importantes na hora de escolher estes produtos, para isso o Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento em parceria com o escritor Ziraldo lançou em 2009 uma cartilha orientativa  "O Olho do Consumidor - Produto Orgânico", um material simples e de fácil leitura. Consulte: www.prefiraorganicos.com.br/media/14005/o_olho_do_consumidor.pdf

Até a próxima edição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário